Umas das primeiras coisas que vem a cabeça quando se trata de festa infantil são os deliciosos docinhos, aqueles que todo mundo fica roubando durante a festa antes do parabéns.
O mais tradicional deles é o brigadeiro! Essa guloseima surgiu em nossa terrinha mesmo, o Brasil, mais exatamente no Rio Grande do Sul, onde era conhecido como negrinho. Sua criação data da década de 40, logo depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1045).
Por causa desse período, certos ingredientes eram difíceis de se conseguir, como o leite, chocolate e manteiga. Com a escassez desses produtos surgia a idéia de misturá-los para ver se rendiam mais. Surge então o brigadeiro, mas ele não nasceu com esse nome.
Nessa mesma época ocorriam eleições presidenciais no Brasil, sendo um dos candidatos o brigadeiro Eduardo Gomes, que em determinado momento de sua campanha ficou sem verba. Para ajudá-lo algumas mulheres do partido decidiram fazer e vender esse doce ao invés de distribuir os santinhos. Tornou-se o "doce do Brigadeiro", como eram chamados e oferecidos às pessoas na rua durante a campanha, daí para simplesmente "brigadeiro" foi um pulo.
Receita de brigadeiro:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
|
Brigadeiro de Festa |
1 colher de sopa de manteiga (ou margarina) sem sal
2 colheres (sopa) de cacau em pó ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Chocolate granulado para cobrir as bolinhas
Modo de Fazer
• Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau (ou chocolate em pó).
• Cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau sem parar, até que a massa comece a desgrudar da panela.
• Retire do fogo, deixe esfriar bem e, então, com as mãos untadas de manteiga, faça bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.
• Coloque cada bolinha numa forminha de sua preferência. Existem diversos tipos disponíveis no mercado e você também pode usar sua criatividade para embalá-los de uma forma personalizada.